segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Amamentar, ato de amor

"Gigi, seu restaurante está chegando!!!". É assim que o Érico, meu marido e seu papai, filhota, tem se referido a mim quando você abre o berreiro porque a barriguinha tá vazia. Acho graça, mas nem sempre foi assim, não.
Nos primeiros dias, além de tudo ser muito novo, de não dormir direito e da recuperação do parto, as mamães precisam se tornar, elas próprias, o alimento do seus bebezinhos. É linda a ideia de que, após nove meses, aquele serzinho que saiu de dentro de você será nutrido unicamente pelo seu leite. Mas uma coisa que toda futura mamãe tem que saber é que as primeiras semanas são superdifíceis.
Pra começar, ninguém domina a arte de amamentar assim, de primeira. Na maternidade, são as enfermeiras quem ajudam o recém-nascido na pega do peito e não é de cara que se produz leite; primeiro vem o colostro, que é essencial para a imunidade do bebê, e depois de alguns dias o leite finalmente "desce".
A sensação do nenê sugar nas primeiras vezes é bem dolorida (fora que dá um medinho de não saber se vai dar certo). Eu andei "preparando o terreno" pra você antes: usei secador, tomei sol nas mamas, não passei hidratante, todas essas coisas que a gente aprende no obstetra. Mesmo assim, o bico machucou, trocou de pele, mas mamãe teve que ficar firme e forte e aguentar essas dores iniciais que tinham hora marcada pra se repetir (é que você, quando recém-nascida, não tinha muito horário pra mamar, mas geralmente era de duas em duas a três em três horas).
Todas as mães com quem eu conversei passaram por experiências parecidas, umas como eu e outras com complicações piores, que fizeram com que desistissem de amamentar ou as impossibilitaram de dar o peito para o nenê. Uma pena, porque dias depois tudo melhora bastante e aí começa uma etapa deliciosa, de curtir o nenê enquanto ele se alimenta, pegar na mãozinha dele, acariciar o rostinho, o cabelo... Dá trabalho, mas é algo tão intenso, tão íntimo entre mãe e filho que vale muito a pena. Sem falar nos benefícios que todo mundo já conhece.
Agora, filhinha, você já dá sinais de que reconhece a mamãe. Às vezes, solta um sorrisinho. Às vezes, um sorrisão largo desses de bebê de seis, sete meses (e eu choro de alegria, de verdade). E o sorriso que vem depois da mamada é um dos mais gostosos - de barriguinha cheia, é quase como se você agradecesse por mais uma refeição no "melhor restaurante do mundo".

4 comentários:

  1. É Lili, só passando pelas várias situações desde o início da gravidez até a amamentação que adquirimos experiência...rsss...
    Tenho orgulho de você amiga, muitos dizem que não é fácil, mas só a reconpensa de ter essa fofura juntinho já vale!
    Mais uma vez parabéns a vc e ao Érico por essa princesinha!...
    Bjs... Tati

    ResponderExcluir
  2. Oi Li...é mesmo difícil esse começo, eu também fiz toda preparação e mesmo assim tive fissuras e usei pomadinha cicatrizante nos primeiros dias.
    Também usei e ainda uso às vezes aquela pomada Lansinoh, com essa ela pode mamar sem precisar lavar o seio, só dar uma limpadinha antes.
    A Letícia nasceu as 19h e as 21h estava no quarto direto no peito...a boquinha procurando e minha mãe já colocou ela pra mamar. Aparentemente saiam umas gotinhas de colostro e ela cansava e dormia...em alguns minutos, acordava querendo sugar de novo e assim foi a nossa primeira noite. Eu e minha mãe não dormimos nem 10 minutos, mas a natureza é tão perfeita que ela já nasceu sabendo o que queria...e pegou certinho no peito, nem precisou de professora...rs
    25 dias depois,posso dizer que o desconforto da "pegada" já passou e agora só precisamos nos entender aqui com os horários e o tempo...ela cansa rápido e mama de 2h em 2h...rs
    beijos pra você e pra suas leitoras.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Lili, gostei muito !!!
    Beijão, parabéns pela maternidade. Que Deus abençoe essa família.
    Com Carinho

    ResponderExcluir
  4. Liii, lindo o que vc fez, ser mãe é tudo, maravilhoso, é um momento único de amor, carinho, é um amor sem explicação, amo meus filhos, são minha vida, são minha paixão, por nossos filhos somos capazes de tudo...
    bjssss

    ResponderExcluir